Brasil & Mundo

Auxílio Brasil: 1º dia de pagamento com filas em bancos de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Auxílio Brasil: 1º dia de pagamento com filas em bancos de Niterói
O Auxílio Brasil usará a mesma base de dados do antigo Bolsa Família. Foto: Vitor Soares

O primeiro dia de pagamento do Auxílio Brasil, benefício que substitui o Bolsa Família, gerou filas nas agências da Caixa Econômica Federal de Niterói e região, na manhã desta quarta-feira (17). Neste primeiro momento, o benefício é pago a pessoas que já recebiam o Bolsa Família e que têm o número de inscrição social (NIS) com final 1.

O calendário de depósitos respeita a mesma ordem de pagamentos do antigo programa. Ou seja, o dia de recebimento está ligado à ordem numérica do NIS. Quem tem o NIS terminado em 2, por exemplo, só vai poder sacar o benefício nesta quinta-feira (18). Terminará só no dia 30 para os beneficiários de NIS com final 0.

Quem recebia o Bolsa Família não precisará ir aos centros de Referência de Assistência Social (Cras) para refazer o cadastro. O Auxílio Brasil usará a mesma base de dados do antigo programa social.

Apenas nos casos em que o usuário precisar atualizar informações, como mudanças na família e na documentação do responsável familiar há menos de dois anos, será necessário procurar o Cras para atualizar os dados.

Moradora do Barreto, na Zona Norte de Niterói, Juliana Silveira, foi até a uma agência no Centro da cidade, para poder sacar o valor.

"Saí cedo de casa, porque tenho compromissos e, por isso, acabei optando em fazer o saque no caixa eletrônico da agência", disse.

Nas filas também tinham pessoas em busca de realizar outros tipos de serviços, como foi o caso de uma agência no Alcântara, em São Gonçalo. Outras dúvidas também puderam ser sanadas, como foi o caso de Ailton do Nascimento, que foi sacar a última parcela do Auxílio Emergencial e esperava receber a primeira parcela do novo benéfico.

"Eu pensei que os dois valores seriam depositados. Já estava até mesmo com planos, mas porque não caíram os dois valores?", questionou.

Serão cerca de 14,6 milhões de beneficiários. O Ministério da Cidadania promete adicionar mais 2,4 milhões em dezembro. Quem ainda não está no CadÚnico precisa se inscrever para fazer parte do programa. As inscrições são realizadas nos Centros de Assistência Social (CRAS).

O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas em dois aplicativos: o novo aplicativo Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social e o aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

< Atropelamento deixa um ferido na Alameda São Boaventura, em Niterói Teatro Popular de Niterói terá programação especial no feriado <